Canto FIBRA para Coleiro (Sporophila caerulescens) Double-collared Seedeater

Canto para ESQUENTAR seu coleiro (coleirinho)

O coleirinho é uma ave passeriforme da família Emberizidae.

Também conhecido como coleiro, coleirinha, papa-capim,papa-arroz ou tui tui. É a espécie mais popular do grupo dos papa-capins, sendo também a mais abundante na maioria dos locais onde ocorre.

Etimologia: Sporophila - do grego sporos = semente + philos = que tem gosto ou predileção por; Caerulescens - do latim caerulescens = azulado. [FRISCH, 338]

Como todos os outros membros do gênero Sporophila, pode ser chamada de "papa-capim" acompanhada de algum outro adjetivo. Sporo é semente e, phila provem de phyllo que significa afinidade. seriam realmente os "que tem afinidade com sementes" ou "papa-capim". A denominação caerulescens significa azulado, possivelmente pela intensidade do negro de suas penas possuirem um tom azulado.


PRINCIPAIS AMEAÇAS:

Captura indiscriminada para apreciadores de pássaros canoros e tráfico de animais.

Características

Mede 12cm. O macho, com seu inconfundível colar branco e negro recebeu essa denominação. Além do colar, ao lado da garganta negra um "bigode" branco define a área sob o bico amarelado ou levemente cinza esverdeado. Existem machos com peito branco e outros amarelo. Seu canto sofre grande variação regional.

A fêmea é toda parda, mais escura nas costas. Sob luz excepcional, é possível ver que ela também possui o esboço do desenho da garganta do macho. Os machos juvenis saem do ninho com a plumagem idêntica à fêmea. As fêmeas não são cantoras.

Curtir ✔ Comentar ✔ Compartilhar ✔

SUBSCRIBE [INSCREVA-SE NO CANAL]

Canto para encartar Coleiro (Coleirinho)

Tui Tui Zel Zel

Channel for other videos